Como a mulher engravida naturalmente?

Data: 
sexta-feira, 9 Março, 2012 - 12:04
Como a mulher engravida naturalmente?

Antes de iniciar qualquer procedimento de reprodução assistida é importante que o casal entenda como as coisas acontecem naturalmente. Isto ajuda a compreensão sobre o porquê de alguns exames que serão solicitados e a indicação do tratamento mais adequado.

A mulher que tem ciclos menstruais regulares (intervalo de 28 a 30 dias entre uma menstruação e outra) costuma ovular por volta do 14-15 dia do ciclo. No primeiro dia da menstruação um óvulo começa a amadurecer dentro do que denominamos folículo, o qual é facilmente visível ao ultra-som transvaginal e vai crescendo até atingir aproximada mente 20 mm.

Na imagem abaixo se observa um raro momento do óvulo saindo do ovário em uma laparoscopia.

Enquanto o folículo vai crescendo, o óvulo produz estradiol e este age sobre o endométrio preparando-o para uma futura gestação. Próximo à ruptura do folículo (ovulação) o endométrio deve estar com aspecto que chamamos de “trilaminar”.

Após a saída do óvulo, a trompa, que é um órgão móvel e permeável, deve captar o óvulo, o qual entrará em contato com os espermatozóides dentro dela. Ou seja, a trompa é um órgão fundamental para que ocorra ma gestação natural

Dentro dela o espermatozóide penetra dentro do óvulo e ocorre então a fertilização.

O embrião formado começa a se dividir e demora aproximadamente 5 a 7 dias para chegar ao útero (no estagio que chamamos de blastocisto) e eventualmente se implantar iniciando assim todo o processo de gestação.

Esta foto mostra um blastocisto em contato com o endométrio.

Etapas que ocorrem dentro da trompa desde a captura do óvulo até a formação do blastocisto.

Parceiros

     

 

Dra. Daniella S. Castellotti

CRM-SP 76.932

R: Groenlândia, 538 - Jd. América
01434-000 - São Paulo - SP
Tel. (11) 3051.8442

Fale Conosco